sexta-feira, julho 28, 2006

Sal da Terra


O grupo Sal da Terra, nascido em 1993, tem as suas raízes no Grupo Coral Juvenil da Paróquia de Odivelas, nasceu da necessidade de transmissão dos valores de vida cristã para fora do próprio grupo.No final de 1992, o grupo ainda como grupo coral, desenvolve e apresenta à Paróquia um espectáculo de mensagem, fruto de uma dinamização da experiência da oração e reflexão partilhadas. Na sequência dessa apresentação, o grupo aceita a proposta do Pe. João Pedro para levar esse espectáculo à Polónia em Abril de 93, onde o repete em vários locais, numa experiência do serviço pelo canto e da vida partilhada. No decurso dessa viagem surge a necessidade de assumir um compromisso com a Igreja e com a missão de testemunhar a presença viva e actuante de Cristo na vida desses jovens, compromisso que culmina a 18 de Dezembro de 93, com a apresentação do CD “ Sal da Terra”, marcando o aparecimento “formal” do novo grupo. Esse primeiro trabalho surge correspondendo aos pedidos de várias pessoas, e como aferição da capacidade empreendedora do grupo.Desde então, e ao longo destes anos, o grupo realizou um sem-número de espectáculos por todo o país. Gravou em 1995 outro trabalho, “ Em Festa”, com músicas e letras do Pe. Alfredo Juvandes, interpretando uma proposta de cânticos para uma Eucaristia com ritmo e melodias facilmente entendidos por um público jovem e não só. Ao longo dos anos foram surgindo mais canções inéditas e em 2003 surgiu a oportunidade de juntá-las num álbum “ Abre o Jornal” que teve o seu lançamento a 27 Março de 2004. Este último trabalho apresenta-nos uma reflexão sobre várias “imagens” do mundo com que nos deparamos dia-a-dia e a proposta de, no meio deste turbilhão, em liberdade, optar, fazer escolhas, seguir o Caminho a Verdade e a Vida. É por isso um trabalho que aposta nos Valores como proposta actual para ser diferente, ser real e acreditar que vale a pena viver.Entretanto o grupo renovou-se, integrando outros jovens de outras paróquias, num encontro de vontades e da necessidade de responder “sim” aos apelos do Espírito que nos envia ao mundo de hoje e que faz sentir esse apelo da missão.Actualmente o Sal da Terra é constituído por 18 pessoas e tem como desafio testemunhar a mensagem de amor de Cristo e a vivência de um conjunto de valores de matriz cristã que consideramos essenciais. Fazemo-lo através da música, canto, apresentação multimédia e também com a própria vida.

3 comentários:

jujuel disse...

1- Parte:

“necessidade de transmissão dos valores de vida cristã para fora do próprio grupo.”

“desenvolve e apresenta à Paróquia um espectáculo de mensagem, fruto de uma dinamização da experiência da oração e reflexão partilhadas.”

“numa experiência do serviço pelo canto e da vida partilhada.”

“No decurso dessa viagem surge a necessidade de assumir um compromisso com a Igreja e com a missão de testemunhar a presença viva e actuante de Cristo na vida desses jovens, compromisso que culmina a 18 de Dezembro de 93,”

2- Parte:

“com a apresentação do CD”

“pedidos de várias pessoas, e como aferição da capacidade empreendedora do grupo.“

“o grupo realizou um sem-número de espectáculos por todo o país”

“Gravou em 1995 outro trabalho” “ritmo e melodias facilmente entendidos por um público jovem e não só”

“foram surgindo mais canções inéditas”

“surgiu a oportunidade de juntá-las num álbum” (mais um)

“É por isso um trabalho que aposta nos Valores como proposta actual para ser diferente, ser real e acreditar que vale a pena viver.”

“num encontro de vontades e da necessidade de responder “sim” aos apelos do Espírito que nos envia ao mundo de hoje e que faz sentir esse apelo da missão. Actualmente o Sal da Terra é constituído por 18 pessoas e tem como desafio testemunhar a mensagem de amor de Cristo e a vivência de um conjunto de valores de matriz cristã que consideramos essenciais.”

Sim senhor. Isto é um fenómeno de espectáculo de vida cristã de mensagem católica, fruto do ritmo jovem de Valores diferentes de vida, para responder a um sim de desafio pessoal de testemunho desta viagem de compromisso e missão em experiência actuante. E por tudo isto então grave-se mais um CD.

=)

Manuel disse...

Devido à proposta de referendo, o aborto vai ser tema de debate nos próximos tempos.
Decidi asociar-me a esse debate com a criaçäo de um novo blogue monotemático: razoesdonao.blogspot.com

Convido à participaçäo e à divulgaçäo.

Abraço

Tiago Almeida disse...

mt bem