domingo, abril 02, 2006

Cânticos de Taizé


A oração através de cânticos é uma das expressões mais essenciais da busca de Deus. Cânticos breves, repetidos várias vezes, sublinham o caracter meditativo. Em poucas palavras, eles exprimem uma realidade fundamental, rapidamente captada pela inteligência. Repetida até ao infinito, esta realidade é pouco a pouco interiorizada pela pessoa na sua totalidade. Os cânticos meditativos abrem-nos assim à escuta de Deus. Numa oração comunitária, eles permitem a todos participar e permanecer juntos na espera de Deus, sem que o tempo seja demasiado cronometrado. Para abrir as portas da confiança em Deus, nada pode substituir a beleza das vozes humanas unidas pelo canto. Esta beleza pode fazer entrever «a alegria do céu sobre a terra», como o exprimem os cristãos do Oriente. E começa a desenvolver-se uma vida interior.
Estes cânticos também sustém a oração pessoal. Eles construem pouco a pouco uma unidade da pessoa em Deus e podem tornar-se subjacentes no trabalho, nas conversas, no descanso, ligando oração e vida quotidiana. Mesmo inconscientemente, eles prolongam em nós uma oração, no silêncio do nosso coração.
Vem conhecer a Comunidade de Taizé por dentro em: www.taize.fr

8 comentários:

Luís Monteiro disse...

As melodias de Taizé são inesquecíveis. Têm um efeito excelente nos jovens. Por mim vou estar sp a divulgar os cânticos Taizé. Até a série (de qualidade discutivel, mas enfim...) Morangos está abordar Taizé (espermos que a exposição tenha só efeitos +)

Sonhadora disse...

Gostei muito do texto sobre Taizé, é um tema que tenho de conhecer melhor. Quanto ao video também gostei, só é pena eu não "apanhar" nada de francês... :)

maestro disse...

sonhadora!! Eu já tive a oiportunidade de estar em Taizé por duas vezes e também no encontro europeu de Jovens (Taizé). É uma experiência marcante e muito rica. Partilhar a nossa fé e a nossa vida com outros jovens. Mas o que marca mesmo são as orações... Muita simplicidade, paz. São um momento fantástico de de encontro com Deus. se tiveres oportunidade de ir não penses duas vezes.
beijo

Confessionário disse...

A todos os amigos, faço votos de que aprendam com Jesus a levar a cruz. Que olhem a Ressurreição e renovem a sua esperança na vida. Boa Páscoa a todos!

DPJG disse...

O DPJG deseja a todos os jovens, em especial aos jovens da diocese da Guarda, uma Boa Páscoa, que é o mesmo que pedir a fé... e a esperança... e o amor...

Unknown disse...

Estou a tomar conhecimento com o blog agora.
Acho uma excelente ideia... espero que ajude muitos a encontrarem-se melodicamente no caminho de Deus.


P.S.:Estarei sempre disponível para ajudar nesta divulgação... causa que muitos acham perdida... tadinhos... Deus os tenha no Céu quando chegar a vez. :)

CVJ disse...

É uma forma de oração extraordinária, se não ficar "intimista". Senão corre o risco de se transformar numa oração egoísta.
Critica-se o rosário por ser repetitivo?
Continuação...

disse...

Quem escreve assim não é coto!!!

Tenho que ir a Taizé!

Depois diz-me o caminho mais perto se não eu perco-me...

abraço po Maestro